sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Adolescentes -.-'

Um dia de praia que deveria ser normal, com as coisas normais, os gritos de pais para os filhos indisciplinados, pessoas a correr, pessoas a passear, pessoas a namorar, pessoas a dormir, pessoas com insulações, pessoas parvas, pessoas e mais pessoas... Centenas delas... Não foi normal... lol

Tudo começou com a bandeira amarela que parece não sortir efeitos suficientemente alarmantes para que as pessoas sejam mais cuidadosas na água... Depois o aviso de 3 nadadores-salvadores (NS) que estavam a fazer o trabalho deles, mantendo as pessoas junto à costa. Depois cerca de 4 adolescentes parvos, de pura ignorância e com a necessidade de exibição perante um publico atento (não fosse este um publico português).
Vai o NS e diz: mantenham-se junto à costa, não vão nadar por favor, tenham cuidado. Causa-efeito: O NS vira costas e os putos começam a entrar na água novamente afastando-se um bocado da costa.
Vai o segundo NS e diz: Saiam imediatamente da água, o mar está perigoso. Causa-efeito: 2 dos adolescentes conseguem sair se qualquer problema, um outro apresenta dificuldades em passar a zona da rebentação, o quarto miúdo fica para traz pois não consegue nadar contra a corrente. Segundos de ansiedade por parte da plateia, pois o miúdo parecia que não ia mesmo conseguir, mas conseguiu.
Com isto esperava-se que eles não voltassem a arriscar. Pois bem, parece que nao tinham ficado satisfeitos com o susto e dais deles arriscam. Desta feita o 3º NS já não foi a tempo de avisar, teve de entrar na água e salvar a adolescente e o rapaz veio por arrasto... Desta vez o susto surtiu efeito, passado algum tempo o Inem foi chamado, a rapariga entrou em choque.

É nestas alturas que não me importo nada de ter medo do mar, de não saber nadar e muito menos de ter medo de arriscar. E também assim se vê os jovens que temos, muitos são sábios e atentos, pensam que se eles arriscarem não colocam só a vida deles em causa, mas também a de quem arriscar para os salvar, não é uma atitude egoísta que os vai fazer serem mais ou menos num grupo. E o completo oposto, jovens inconscientes, egoístas e fechados neles mesmo, incapazes de saberem auto-valorizar, incapazes de agirem por eles mesmos, mas não colocando os outros em risco. A educação está a piorar, está a ficar estranho não haver o meio termo... São seres feitos de extremos.

Como será a Sociedade portuguesa daqui a 20 anos?? Ninguém sabe, mas temo por isso...

Sem comentários:

Enviar um comentário